Para as professoras que estão sendo desafiadas a gravar vídeoaulas, postei hoje um vídeo que vai ajudá-las grandemente a realizar o Seu Chamado com êxito. Com estas dicas suas vídeoaulas ficarão excelentes.
Assista o vídeo aqui:
Assista, comente, compartilhe e curta👍🏻👏🏻👍🏻👏🏻😍😍
1 – Como preparar uma videoaula
Nesta etapa são realizadas todas as tarefas necessárias antes de iniciar seu vídeo. É importante que essas atividades sejam preparadas bem para que, na etapa da execução, você não tenha dificuldades. Elencamos 9 tarefas fundamentais para essa preparação:
a) Prepare um roteiro
Planejar e estudar um roteiro é fundamental. É neste momento que você irá decidir qual o tema que será abordado no seu vídeo. Defina o assunto e estude-o. Saiba o que você irá falar durante o vídeo, qual o objetivo principal da sua videoaula e qual é a importância dele para a pessoa que estará assistindo.
b) Escolha o equipamento
Para fazer a gravação de uma videoaula é preciso que os equipamentos que você irá utilizar te forneçam um resultado com qualidade. Se você fizer a gravação com qualquer câmera e sem um microfone, provavelmente seu vídeo não ficará com uma boa qualidade de imagem e de som, ou seja, será difícil editar e vender o seu trabalho.
Hoje em dia, muitos smartphones possuem câmeras com ótimas resoluções e com um microfone capaz de captar o áudio com nitidez. Dessa forma, se você deseja iniciar sua produção de vídeos, mas não possui um equipamento profissional, pode utilizar seu smartphone.
c) Monte um ambiente de gravação
Pensar em compor um cenário ou no ambiente que você irá gravar faz toda a diferença! Planeje um espaço onde não tenha barulho externo para não ficar interferindo no áudio da sua gravação. É importante também que você escolha um local que possua uma boa iluminação, pois a luz também influenciará na qualidade do seu vídeo.
Dependendo do assunto da sua videoaula, elaborar um cenário diferenciado pode chamar a atenção dos alunos. Pode-se optar por colocar um quadro onde você possa escrever palavras-chaves para o tema, ou fazer esquemas. O cenário pode variar conforme a sua criatividade.
d) Conheça o público alvo
Saber qual é o seu público alvo, qual a idade e a intenção de quem está comprando suas videoaulas é importante para saber como agir em frente às câmeras. Adequar o seu vocabulário de acordo com quem te assiste pode ser fundamental para que aquela pessoa entenda o seu vídeo e queira assistir mais.
e) Elabore conteúdos e materiais extras
Faça pesquisas do conteúdo que você irá ensinar e prepare materiais para ajudar seus alunos a compreenderem melhor o assunto. Esteja preparado para dizer quais foram suas fontes de pesquisa e mostrar a veracidade das informações que você está passando.
f) Ofereça um diferencial
Assim como ter criatividade para elaborar um cenário pode ser um diferencial, pense e crie alguma estratégia para que seus alunos gostem do seu vídeo e queiram assistir outros. Dar exemplos práticos, utilizar o humor, diversificar na edição, mudar de ambientes e diversificar o modelo de fazer seus vídeos, podem servir como base para que, em meio a tantos conteúdos na internet, o seu seja o escolhido.
G) Planeje e controle o tempo
Quando montar seu conteúdo pense no tempo que você precisará para ensinar o que planejou. Vídeos muito extensos podem não atrair alguns alunos. Planeje de acordo com o conteúdo que será ensinado. Se o assunto necessitar de um longo tempo de vídeo, pense em formas de cativar a pessoa que está assistindo para que a sua vídeoaula não se torne cansativa.
H) Revise
Após seguir todas a dicas anteriores, revise o que foi planejado e treine sua apresentação para ter certeza que está preparado. Pronto! Agora você já pode passar para a fase de gravação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário