sábado, 31 de julho de 2010

Lição 6: Uma família que amava a Palavra de Deus

Classe de Jardim de Infância

Texto Bíblico: (NTLH)

2 Timóteo 1:3-5

3 Todas as vezes que lembro de você nas minhas orações, de dia e de noite, eu agradeço a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como também os meus antepassados serviram.

4 Lembro das suas lágrimas e quero muito ver você outra vez para que eu possa ficar cheio de alegria.

5 Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Lóide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem.

2 Timóteo

3:14-15.

14 Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã.

15 E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.

Versículo visualizado:Palavra do dia:
lembrancinha:
Dicas importantes:
  • Nunca deixe o estudo da lição para a última hora. A improvisação não é companheira de uma aula eficiente.
  • Leia o texto bíblico várias vezes. Nunca dependa apenas da revista.
  • estude a lição até mentalizar a histórias,seus personagens, nomes, locais e fatos.
  • Jesus disse: "... sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5b). Portanto, ore por você e pelos alunos.
Revista do mestre p.20.

Lição 06: Cuidando do tempo

Texto Bíblico: Eclesiastes 3: 1-8

Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.

Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar;

tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.

Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;

tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar.

Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar;

tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar.

Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. Eclesiastes 3:8 (NTLH)

Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Quando executamos uma tarefa dentro de um tempo determinado, estamos sendo pontuais. Porém, nem todas as pessoas são assim.Você já ouviu a frase "antes tarde do nunca"?. Sempre ouvimos essa justificativa contra a pontualidade. Todavia não podemos agir assim. Todas as nossas atividades, físicas sociais ou espirituais, merecem o devido respeito. O tempo é precioso, por isso por isso devemos aproveitá-lo bem.A pontualidade faz parte da cortesia cristã. A falta de pontualidade é um defeito, às vezes, de caráter. Significa que a mesma não faz diferença no uso do tempo. Ela deve ser cultivada nos relacionamentos com as outras pessoas, com a Casa do Senhor e outros locais onde assumimos compromissos. Professor, o versículo "Não sejais vagarosos no cuidado" (Rm 12:11) aconselha-nos bem a respeito de quanto tempo devemos usara para as nossas atividades. O grego okneros significa "moroso, vagaroso". A idéia que o apóstolo Paulo quer destacar é quanto ao que trabalha sem prazer, sem gana, sem vontade, ou que deixa para amanhã o que deveria ser feito hoje. O diligente é aquele que faz o que tem de fazer com ardor, como o próprio texto sugere: "fervente ( ou fervoroso) no espírito". As pessoas que cultiva a pontualidade são responsáveis; tem um grande desejo para fazer o que tem para ser feito, muito mais na obra de Deus. Vocês são pontuais?
Professor, devemos remir o tempo, o que não significa diminuí-lo, nem aumentá-lo, e sim ganhá-lo corretamente. O apóstolo Paulo diz: "Remindo o tempo; porquanto os dias são maus" e "Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo" (Ef 5: 16; Cl 4:5). Em outras palavras, o apóstolo Paulo adverte ara o fato de que não devemos perder tempo com as coisas de fora, isto é , que não deixemos envolver no tempo com o mundo, quando devemos aproveitá-lo utilmente. (revista do mestre p.45)

Lembrancinhas:
Dinâmica:
Leve para a sala dois potes pequenos de vidro. Um cheio de arroz, outro vazio e algumas balas.
O pote vazio representa o tempo diário; o pote com arroz, as nossas atividades cotidianas (trabalho, família, lazer, escola, etc.); e as balas as coisas espirituais (oração, leitura da bíblia, evangelismo, etc.).
Pegue o pote vazio e derrame o arroz aos poucos até enchê-lo. Cada punhado de arroz derramado representa o tempo gasto na atividade cotidiana sugerida. em seguida, tente colocar todas as balas no pote cheio de arroz. Você não conseguirá. Inverta o processo colocando primeiramente as balas e, em seguida, o arroz. Você poderá constatar que o arroz caberá completamente no pote. utilize esta experiência para avaliar a prioridade do cristão na administração do seu tempo.

Boa aula!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Músicas para os pais e datas comemorativas

Achei várias músicas para os pais e outras datas comemorativas


Um milagre para Samuelito

Amo essa história. Consegui encontrá-la na net e estou postando o endereço para vcs:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Treinamento + Oficina de Flanelógrafo

Estou postando as fotos da Treinamento para Culto Infantil e da oficina de flanelógrafo que realizamos em Pirangi no dia24 de Julho de 2010, sábado passado.



Foi uma Benção!
Obrigada Jesus!!!

Lição 05: Vivendo em segurança

Texto Bíblico: 2 Crônicas 32:7-10,20,22.
Objetivos:
  • Compreender que somente no Senhor ele encontra segurança;
  • Valorizar toda a proteção oferecida por Deus.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:

Texto Bíblico: 1 Reis 3.5,7,9-13


“Um piloto de avião bastante experiente achou-se de repente em meio a uma terrível tempestade. Quando as nuvens se fecharam e visibilidade foi reduzida a menos de seis metros, ele rapidamente perdeu o senso de direção. Sem saber se ia para a esquerda ou para a direita, para cima, ou para baixo, o piloto decidiu confiar por completo em seus instrumentos de voo. Às vezes, seus instintos lhe diziam que estava indo na direção errada, mas ele ignorou tais sensações e continuou a confiar em seus instrumentos. Quando chegou a exatamente trinta metros do chão, ele saiu das nuvens e posou com o avião com sucesso.

Quando as nuvens das tempestades se formam em sua vida, você pode perder a perspectiva e não saber que direção tomar. Surgem situações que nunca enfrentou antes, com as quais você não possui nenhuma experiência, e por isso não sabe lidar com elas. Durante estes momentos, você pode ser tentado a confiar em seus próprios instintos e “dar asas a si mesmo”. No entanto, se fizer isto, você estará fazendo um voo cego.

Da mesma forma que o piloto confiou em seus instrumentos para guiá-lo através da tempestade, você precisa confiar no Senhor para ajudá-lo a atravessar os tempos de incerteza em sua vida. Somente Deus sabe exatamente onde você está, aonde precisa ir, e que rota precisa tomar. No entanto, Ele não pode guiá-lo se você obstinadamente insistir em seguir o seu sistema de direção. Você tem deixar os controles, e confiar completamente nEle.

Quando você confiar em Deus, Ele o guiará pela tempestade, trazendo-o são e salvo, e o abençoará com a sua graça em todo o processo. Ele edificará a sua fé e o fortalecerá, para você saber lidar com a próxima tempestade que está bem além do horizonte”.

Texto extraído do livro: Graça Diária, p.251, CPAD


Lição 05: A bíblia e a Casa de Deus

Material de apoio a revista do mestre da classe de primários da CPAD.

Texto bíblico: Neemias 8:1-18

Objetivo: Explicar a importância de estudar e ensinar a Bíblia na Igreja.
Versículo visualizado:
Frase do dia:
Lembrancinhas:

Esse são materiais de apoio a classe de Primários da EBD que vc pode encontrar no Portal da Escola dominical.
Clique Aqui e baixe o Versículo, Frase do Dia, lembrancinhas e Atividades.
Mais dicas sobre a lição visite O Portal da Escola Dominical

Lição 05: A Bíblia nos ensina a adorar a Deus

Texto Bíblico: 2 Crônicas 29:1-36; 30:1-27

Objetivo: Que a criança aprenda que a Palavra de Deus nos ensina a adorá-Lo.

Versículo visualizado:
Palavra do Dia:
Lembrancinhas:
"Ao fazer seu plano de aula leve em consideração que as crianças continuam aprendendo enquanto se movimentam. Não se zangue com os alunos que não param na cadeira, nem os obrigue a permanecer sentados e quietos. Pense em atividades que lhes dêem oportunidade de movimentar-se. Elas vão além dos cânticos com gestos e dos exercícios lúdicos. A história, porexemplo, em vez de ser narrada para um grupo de crianças quietas pode ser recheada de participação dos alunos, imitando os personagens nas falas e ações." (p. 17, revista do mestre Jardim de Infância)

Cânticos visualizados


Fiz alguns cânticos no Power Point para usar na igreja durante a EBF do ano passado(2009) e também fiz alguns para usar na EBF desse ano, como muitas amigas gostaram e sempre estão pedindo, resolvi postar no blog, assim quem desejar é só clicar nos links abaixo e baixar.


Se vc gostou deixe um comentário!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Culto Infantil Profª Iza


Irei dar um treinamento sábado sobre culto infantil no Setor 8, estava pesquisando sobre o assunto e achei no Portal da escola dominical essa apostila, que é muito boa! Por isso desejo compartilhar com vocês, leiam com atenção.

26º Congresso de Professores e Superintendentes de EBD promovido pela Editora Cristã Evangélica

Prf. Marfiza (Iza) Vilanova Shoji

Introdução
Você já parou para pensar o que vem a ser Culto Infantil? Para respondermos a essa questão, primeiramente precisamos pensar no significado da palavra "culto".

Segundo o dicionário Aurélio, culto significa: "adoração ou homenagem à divindade". A Bíblia usa a palavra culto para se referir tanto ao culto ao único e verdadeiro Deus, como também a deuses falsos e imagens de esculturas (Ex 20:5).

Para nós cristãos, culto é serviço da nossa alma ao nosso Deus. Pensando dessa forma, será que cremos realmente que crianças podem cultuar a Deus?

"Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! (Mt 18:10-NTLH)

É claro que as crianças podem e oferecem culto genuíno a Deus. Por isso, precisamos ter cuidado para não desprezá-las. Não usem nunca a palavra "cultinho" para se referir ao culto infantil, pois elas não oferecem culto menor que os adultos.

Um fato importante que devemos observar é que as crianças estavam presentes nas principais celebrações do povo de Israel (Js 8:35, 2 Cr 20:13, Ne 12:43). Elas louvaram a Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém (Mt 21:15). Com isso concluímos que as crianças tem lugar importante no culto a Deus.

Culto = Escola Bíblica Dominical? Não! O culto é diferente da Escola Dominical, como o próprio nome diz, é uma escola onde a criança irá estudar e aprender sobre Deus e Sua Palavra. No culto infantil, ela cultua a Deus, ela apresenta todo o seu ser ao Senhor em atitude de adoração. É claro que também há estudo e aprendizagem, porém a ênfase é dada na adoração e no culto a Deus.

1. Liturgia do culto infantil

Tendo a visão correta do que é o culto infantil, precisamos planejá-lo e organizá-lo de maneira que levemos as crianças a terem comunhão com Deus através da oração, do ensino da Palavra, do louvor e de outras atividades onde vivenciem a verdadeira adoração.

Para atingir esses propósitos, precisamos dar atenção especial à liturgia do culto infantil.

O culto deve ser adequado à liturgia e à idade das crianças, e deve ter:

1.1 Oração
Durante o culto deve-se designar tempo especial à oração. Oração é a nossa conversa com Deus e pode ser: de adoração (exaltar o caráter de Deus), confissão, gratidão, petição e intercessão. É muito importante variar os métodos de oração. Por exemplo, pode-se fazer cadernetas, murais, cartões, amigos secretos de oração, fichas de diversos modelos, etc.

1.2 Leitura da Bíblia
A leitura deve ser de acordo com o objetivo a ser atingido no culto, sempre com textos curtos e simples de maneira que as crianças possam acompanhar e entender a leitura. Também se deve fazer a leitura de forma diversificada. Por exemplo: lida somente pelos meninos, pelas meninas, leitura alternada, etc. Nunca deixe de usar a Bíblia no culto infantil (grifo meu). Procure também utilizar cartazes, painés grandes e coloridos para fixação da mensagem do Grupo "maiores".

1.3 Mensagem
É a forma da aplicação da Palavra, quando ouvimos o que Deus tem a nos dizer. Deve ser ministrada de forma dinâmica e diversificada. Nessa hora, o dirigente deve ser criativo pra atrair a atenção da criança.

1.4 Música
Não use esse momento como um passatempo, frise sobre louvor e adoração a Deus. Use cânticos apropriados à idade das crianças e que contenham mensagens relevantes.

1.5 Atividade complementar
São atividades com diversas finalidades e objetivos como: ofertas, testemunhos, concursos, apresentações especiais, aconselhamento, etc.

1.6 Atividades de integração com a Igreja
Sugerimos que uma vez por mês as crianças participem do culto com os adultos. Nesses momentos pode haver participação especial das crianças, como: música, leitura da Bíblia, versículos memorizados, dramatizações, etc.

1.7 Atividade de integração com os pais
Ter no programa do culto infantil atividades que incentivem os pais a fazerem o culto doméstico. Planeje atividades semanais para que as crianças façam com os pais. Organize algumas reuniões com o objetivo de mostrar a importância dessas atividades.

* É muito importante que as crianças recebam atividades para serem feitas com a família, reforçando a mensagem do culto. As crianças normalmente gostam de contarem aos pais as historinhas que ouviram. Estimule também aos pais a se envolveram nessas atividades extra-culto. (grifo meu)

1.8 Atividades de fixação e verificação do ensino
É de extrema importância ter uma atividade em que o professor possa reforçar o ensino e também verificar se os seus objetivos foram alcançados. Essas atividades podem ser em forma de concursos, dinâmicas, brincadeiras, dramatizações, etc.

2. Como organizar o culto infantil na sua Igreja

2.1 Faça a divisão das crianças por faixa etária

Sugerimos:

Berçário - 0 a 1 anos
Maternal - 2 a 3 anos
Grupo de crianças menores - 4 a 6 anos
Grupo de crianças maiores - 7 a 10 anos

Esses grupos podem variar de acordo com o número de crianças que freqüentam a Igreja. Se não houver muitas crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, você pode fazer apenas um grupo e usar o material mais apropriado à maioria das crianças ou se ao contrário, sua igreja possui um grande número de crianças, você pode subdividir os grupos.

2.2 Forme um equipe

a. Procure pessoas que:

sejam vocacionadas para o trabalho com crianças;
tenham disponibilidade para trabalhar com crianças pelo menos durante um quadrimestre. Não é interessante que se mude o dirigente a cada domingo, pois ele não formará vínculo com as crianças e não terá uma visão geral do que está sendo ensinado, nem poderá traçar objetivos em longo prazo;
estejam dispostas a aprender sempre.

b. A equipe deve ser composta por:

Coordenador
Programa a escala dos dirigentes e auxiliares para todo o ano.
Organiza o material que será utilizado
Promove reuniões com toda a equipe para traçar objetivos e para avaliação do trabalho desenvolvido.

Dirigente (1 ou 2 para cada faixa etária)
Divide os trabalhos e programa os cultos com a equipe.
Coordena e orienta as tarefas dos auxiliares.
Dirige o culto.

Auxiliar
Ajuda na disciplina.
Ajuda nos cânticos.
Ajuda nos trabalhos e atividades de fixação do ensino.

Músico
Acompanha o período de louvor, tocando algum instrumento ou apenas dirigindo os cânticos.
Ensina novos cânticos.

É muito importante que essa equipe sempre se reúna para orar, compartilhar bênçãos, necessidades e dificuldades do trabalho.

2.3 Adote um material de qualidade

Você pode criar o seu próprio currículo, planejando os temas que serão abordados durante todo o ano e buscando materiais existentes no mercado que o auxiliem na abordagem desse currículo.



Conclusão
No culto infantil a criança deve ser sempre incentivada para que ore, leia a Bíblia, aprenda e adore ao único e verdadeiro Deus.

Fonte: http://escoladominical.net/forum/

terça-feira, 20 de julho de 2010

Histórias da Bíblia Pouco contadas

Estava pesquisando sobre culto Infantil na net e encontrei esse material.
Dê uma olhadinha!

Lição 04: Obedeça a Palavra de Deus

Material de apoio a revista do mestre da classe de Jardim de Infância , CPAD.
Texto Bíblico:
Jonas 1 1-17; 2. 1-10

Objetivo: Que a criança aprenda que devemos sempre obedecer a Palavra de Deus, mesmo quando a sua ordem parecer difícil de cumprir.

versículo visualizado:

Palavra do dia:
Lembrancinhas: Você pode fazer peixinhos de EVA e montar uma pescaria aquele que conseguir pescar um peixinho leva como lembrabcinha.

Atividades:

Clique aqui e leia a História Bíblica.

História e Visuais do Profeta Jonas

1. Objetivos:

* Ensinar que devemos obedecer na primeira vez que sou mandada.

2. Texto Bíblico: Jonas 1 a 4 (Base bíblica para a história o professor )

Versículo para decorar:

" É melhor obedecer a Deus..." 1 Samuel 15.22

Introdução:

Quando seus pais mandam você fazer alguma coisa, você obedece na hora?Às vezes é difícil obedecer a primeira vez. Talvez você tenha uma outra coisa que quer fazer primeiro; talvez você acha que o trabalho que eles pediram para você fazer pode esperar por um ou dois minutes; ou talvez você simplesmente não quer faze-la. Se esperar, você está pedindo problemas. É melhor fazer na hora o que eles mandaram; isto é agradável a Deus.

Hoje, vamos aprender sobre um homem que tentou fugir de Deus quando não queria obedece-Lo e assim enfrentou grandes problemas.

História Bíblica:

Certo dia o Deus Eterno disse a Jonas, filho de Amitai:

- Apronte-se, vá a grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos.

Jonas se apontou, mas fugindo do Deus Eterno, indo na direção contraria. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava de saída para a Espanha. Pagou a passagem e embarcou a fim de viajar com os marinheiros para a Espanha, para longe do Deus Eterno. No entanto, Deus mandou um forte vente, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio. Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus. E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar. Porém Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo.

O capitão do navio o encontrou ali e disse:

- Como é que você está ai dormindo? Levante-se e paca socorro ao seu deus.Pode ser que ele tenha pena de nós e não deixe a gente morrer.

Os marinheiros disseram uns aos outros:

- Vamos tirar a sorte para descobrir quem é o culpado de estarmos neste perigo

Eles fizeram isso, e o nome de Jonas foi sorteado. Então lhe perguntaram:

- Agora diga: Quem é o culpado de tudo isto? O que você está fazendo aqui?De onde você vem? De que país você é, e qual é o seu povo?

- Eu sou hebreu – respondeu Jonas – e adoro o Eterno, o Deus do céu que fez o mar e a terra.

Em seguida Jonas contou que estava fugindo do Deus Eterno. Aí os marinheiros ficaram mais apavorados ainda e disseram:

- Veja só o que você fez!

A tempestade piorava cada vez mais, de modo que os marinheiros perguntaram a Jonas:

- Que devemos fazer com você para que o mar se acalme?

Jonas respondeu:

- Vocês me peguem e me joguem no mar, que ele ficará calmo, pois eu seu que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês.

Em vez de fazerem isso, os marinheiros começaram a remar com toda a força, tentando levar o navio para a praia; porém não conseguiam nada porque a tempestade piorava ainda mais. Então oraram bem alto, assim:

- Ó Deus Eterno, não nos castigues com a morte, por tirarmos a vida deste homem. Pois é tu, ó Eterno, quem está fazendo isso, e o que está acontecendo é da tua vontade.

Em seguida os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou. Eles ficaram com tanto medo do Deus Eterno, que lhe ofereceram um sacrifício e lhe fizeram promessas.

O Deus Eterno ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E ele ficou dentro do peixe três dias e três noites. Então Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor Deus.

Então o Deus Eterno deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia.

Pela segunda vez Deus disse a Jonas:

- Apronte-se, vá a grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você.

Jonas se apontou e foi a Nínive como o Deus Eterno havia ordenado, e então começou a anunciar:

- Dentro de quarenta dias Nínive será destruída!

Então os moradores de Nínive creram de Deus e resolveram que cada um devia jejuar, e vestiram sacos de panos grosseiros a fim de mostrar que estavam arrependidos.

Quando o rei de Nínive soube disso, mandou dizer ao povo o seguinte:

- Que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e as suas maldades. Talvez assim Deus mude de idéia. Talvez o seu furor passe, e assim não morreremos.

Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos.Então mudou de idéia e não castigou a cidade como havia dito que faria.

Lição Pratica: Converse com as crianças sobre a importância de obedecer na hora.

1. Você acha melhor obedecer na hora ou esperar um pouquinho? Por que?

2. Você acha que quando você obedece a primeira vez que seus pais estão contentes? Por que?

3. Seus pais ficam nervosos quando têm que mandar você muitas vezes para fazer um certo trabalho? Por que?

4. Como você sentiria se alguém não obedeceu na hora?

5. Sua família seria mais contente se você obedecesse a primeira vez?

6. Aprender obedecer na hora pode ajudá-lo a crescer e enfrentar a vida dia-a-dia?

Perguntas:

1. Para onde Jonas foi mandado ir?

2. O que Jonas fez?

3. O que aconteceu a seu navio?

4. O que os outros homens no navio fizeram a Jonas?

5. O que aconteceu a Jonas no mar?

6. Depois, Jonas obedeceu a Deus?






Texto extraído do blog: Estrela da manhã